quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Processos de eletrização

Por:Alex Farias
Fonte: Phet
Existem três formas pela qual um corpo inicialmente neutro, pode se tornar eletrizado.
  • Atrito;
  • Contato;
  • Indução;
A eletrização por atrito acontece quando pegamos dois corpos inicialmente neutros e friccionamos um com o outro, o que faz com que eles fiquem eletrizados com cargas de mesmo valor absoluto, mas com sinais contrários. Isso ocorre por que com o atrito elétrons são arrancados de um do corpo, sendo integrados no outro corpo.

Fonte : Cola da Web

A seda, por exemplo, tem maior afinidade por elétrons do que o vidro, dessa forma ao atritarmos o vidro e a seda, o vidro ficará positivo e a seda negativa.
A eletrização por contato ocorre entre dois condutores elétricos, estando um inicialmente neutro, e outro carregado, nesse processo aproxima-se o condutor carregado até que os dois entrem em contato, após o contato há passagem de elétrons do corpo carregado para o corpo neutro, até que os dois estejam em equilíbrio eletrostático, ao final quando separamos os dois condutores, estes terão o mesmo tipo de carga, ou seja cargas de mesmo sinal.
O terceiro processo de eletrização é chamado de indução, acontece quando aproximamos um corpo eletrizado, de um segundo corpo inicialmente em seu equilíbrio eletrostático,  e ocorre uma reorientação dos portadores de carga através da separação das cargas positivas e negativas no interior do corpo.
Fonte: Física e vestibular
Quando aproximamos uma esfera carregada positivamente de uma segunda esfera neutra, haverá uma separação das cargas em seu interior, no entanto está ainda continua com o mesmo número de cargas positivas e negativas, e se tornará  eletrizada após colocarmos um fio condutor ligado a terra. O que ocorre é que elétrons são conduzidos para a segunda esfera para neutralizar a parte negativa da esfera. Ao retirarmos o fio condutor a segunda esfera estará com mais cargas negativas, ou seja eletrizada negativamente.
Chamamos o corpo eletrizado inicialmente de indutor e o segundo de induzido.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição!!